segunda-feira, 8 de outubro de 2007

O clima



Quem de vocês ainda não teve a oportunidade de discutir esta questão e ouvir argumentos do tipo clima? Bom, a "nossa" amazônia tem sido sistematicamente saqueada e destruída por nossos conterrâneos. O interessante é que muitas vezes estas discussões ocorrem em mesa de bar, quando a gente está "cuidando" de resolver os problemas do mundo. Depois de umas e outras, tem sempre alguem mais exaltado que brada o clássico argumento nacionalista em "favor" da tal destruição:_
DESTRUIÇÃO DAS FLORESTAS TROPICAIS AFETA CHUVAS NOS EUA E NO RESTO DO MUNDO
Os cientistas estimam que entre um treço e metade da superfície terrestre de nosso planeta já foi alterada pela ação do homem. Um novo estudo apresenta idéias sobre os efeitos no longo prazo dos impactos destas transformações, especialmente a destruição em larga escala das florestas tropicais, sobre o clima global.
Pesquisadores da Duke University (EUA), analisaram dados de vários anos usando computadores da NASA para produzir várias simulações do clima. Os resultados da pesquisa indicam que a destruição das florestas em diferentes áreas do globo afeta o padrão de chuvas sobre uma região considerável do planeta.
O desmatamento na região Amazônica influencia a chuva do México ao Texas e no Golfo do México. Igualmente, desmatamento na África Central afeta a precipitação na parte alta e baixa do meio oeste Americano, enquanto que o desmatamento no sudeste da Ásia afeta o regime de chuvas na China e na península Balcânica. É importante observar que tais mudanças ocorrem primariamente em certas estações do ano e que a combinação de desmatamento nestas áreas aumenta as chuvas em uma região e as reduz em outras.
Estes resultados contradizem pesquisas anteriores que sugeriam que o desmatamento resultaria na redução de precipitação e aumento de temperatura apenas na bacia Amazônica, sem efeitos significativos no ciclo de água do resto do globo.